Ao colesterol HDL tem sido atribuída a capacidade de absorver cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais (retardando o processo aterosclerótico). Tem sido usado o termo “colesterol bom” para referir ao HDL, devido as suas aços benéficas. HDL são menores lipoproteínas e são as mais densas porque contêm a maior proporção de proteínas. As lipoproteínas HDL aumentam de tamanho à medida que circulam pela corrente sanguínea e captam mais moléculas de colesterol. Homens tendem a ter menores níveis de HDL, o que tem acarretado maior incidência de doenças cardíaca de arteriosclerose. O termo HDL significa lipoproteínas de alta densidade (High Density Lipoproteínas ou HDL)
Uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo está relacionada com as doenças cardíacas das quais a maior parte pode ser evitada. Isso porque muitas delas se relacionam ao sedentarismo, alimentação sem controle com aumentando substancial do peso, da glicemia, do colesterol e/ou dos triglicerídeos no sangue entre outras. Ou seja, doenças que podem ser evitadas, entre outros hábitos salutares, com exercícios físicos simples praticados de modo regular. Um dos mais praticados por conta da facilidade é a corrida e, por ser uma das mais antigas, é a que mais trabalho científico possui comprovando os seus benefícios cardiovasculares.
Um dos grandes vilões das doenças do coração é, e sempre foi, o famoso colesterol em que uma parte é fabricado pelo fígado e outra ingerida pela alimentação.
Todos nós, de alguma forma, já ouvimos falar do colesterol bom (HDL) e ruim (LDL), respectivamente lipoproteína de alta densidade e lipoproteína da baixa densidade. O HDL, por causa das suas características de alta densidade não fica depositado nas artérias ao contrário do LDL. Além disso, o HDL em quantidades maiores contribui para a remoção do LDL nas artérias, pois a baixa densidade do LDL faz com que fiquem depositados nas paredes das artérias obstruindo a passagem do sangue trazendo conseqüências desastrosas desde o infarto do miocárdio até aneurismas cerebrais.
Entretanto, o colesterol é uma gordura essencial para o organismo humano funcionar bem no metabolismo das vitaminas, chamadas lipossolúveis, A, D, E e K, sais biliares e hormônios. As gorduras fornecem mais energia que os carboidratos e as proteínas. Respectivamente 9 Kcal/g, 4 Kcal/g e 4 Kcal/g. Por conta disso a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece valores aceitáveis de cada tipo de colesterol, a saber: O HDL quanto maior, sendo dado como ideal pelo menos acima de 40mg/dl. Quanto ao LDL difere um pouco entre as pessoas. Os diabéticos e enfartados devem manter um índice menor que 100mg/dl e pessoas saudáveis 130mg/dl.
Felizmente, o controle da quantidade de colesterol no sangue depende muito da ingestão de alimentos menos gordurosos e a prática de exercícios físicos. A corrida tanto moderada quanto vigorosa é uma das modalidades que aumenta a quantidade do colesterol bom no sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário